Conheça as partes que compõem a suspensão da sua bicicleta e a importância de conhecê-los na hora e escolher a sua bike
Você sabe quais são as partes que constituem a suspensão de uma bike e qual a importância delas para a sua saúde? Talvez o desconforto que você sente em algumas pedaladas pode ser diminuído com a mudança de algum desses itens.
Sendo assim, visando ajudar você a compreender melhor o assunto “suspensão” trouxemos algumas dicas importantes para que você escolha corretamente a suspensão da sua bike.
E não se preocupe, as dicas estão expostas de forma simples para que facilite o seu entendimento no assunto. Lembrando que, por vezes, o melhor caminho para efetuar alterações na bike é indo em uma boa oficina. Preparados? Vamos lá!
Talvez o desconforto que você sente em algumas pedaladas pode ser diminuído com a mudança de algum item da suspensão.
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Molas e Amortecedores da suspensão dianteira e traseira
A suspensão dianteira da bicicleta tem um elemento que faz o papel de mola e um elemento amortecedor, ambos trabalham de forma imperceptível, permitindo que a roda se movimente para cima e para baixo em relação ao quadro da bike.
A mola serve para sustentar o peso apoiado sobre a suspensão, absorver os impactos e voltar para a posição original, enquanto o amortecedor possui a função de controlar a velocidade de suspensão para manter os pneus em contato com o solo, mas oferecendo estabilidade para a bicicleta.
Garfos
O garfo de bicicleta é um item fundamental presente em qualquer tipo de bike, sendo a peça responsável pela ligação entre o sistema de direção (guidão e mesa) e a roda dianteira.
Atualmente, há dois modelos principais que se destacam no mercado de garfos sendo:
Garfo Rígido
O garfo rígido favorece o ciclista para que o mesmo tenha um melhor desempenho em subidas, com um aproveitamento melhor de força e estabilidade.
Isso porque, devido a sua rigidez, o garfo rígido possibilita que quem esteja pedalando faça percursos mais retos de forma mais precisa e estável durante o percurso.
Garfo com Suspensão
Os garfos com suspensão possuem ainda mais vantagem quando combinados com a opção de trava. Fazendo assim com que tenha uma maior suspensão sem renunciar à estabilidade do garfo rígido.
Entretanto, o valor que deve ser investido para adquirir um garfo com suspensão com trava é maior. Então pode ser uma opção de investimento interessante para ciclistas profissionais, mas não para uso recreativo.
Este modelo de garfo com suspensão e trava conta com um sistema que faz com que o movimento de suspensão seja travado, fazendo com que se torne mais rígido visando melhor proveito em retas e subidas lisas.
As suspensões podem ser de elastômero, mola ou ar. Sua função principal é manter a roda da sua bicicleta no chão, mesmo em terrenos acidentados, assim poupando esforço ao ciclista e mantendo a integridade e durabilidade da bike.
A única situação em que vale a pena usar um garfo rígido, ao invés de uma suspensão, é se você tem certeza de que vai usar a bike somente em asfalto liso, e não para atravessar obstáculos — de qualquer tipo que seja, inclusive um meio-fio.
Também existem garfos que possuem suspensões traseiras, que são indicadas principalmente para quem deseja praticar um ciclismo mais radical como o Downhill.
Selim
Você já deve imaginar do que se trata o selim de uma bike, não é mesmo? Como parte importante do controle de suspensão da bike, o selim é nada mais nada menos do que o assento da mesma.
E por ser o local onde você, ciclista, irá sentar-se, ele deve ser confeccionado em material confortável e em tamanho adequado. Mas mais do que isso, a altura do selim é regulável e isso pode fazer diferença na hora das suas pedaladas.
Aliás, você conhece as partes que constituem um selim? Não? Confira as partes do selim a seguir para que consiga escolher o melhor modelo de acordo com o que você procura.
Base
Normalmente a base do selim é feita de plástico injetado, nylon ou fibra de carbono. A base é a estrutura que dá o formato ao selim e que faz diferença na sustentação do peso do ciclista.
A estrutura mais popular geralmente é confeccionada por material flexível, aumentando conforto, ergonomia e absorção de vibrações, minimizando assim os impactos do percurso.
Forro
No geral, o forro do selim é feito em espuma. O que varia na maioria das vezes é a densidade das espumas presentes no forro.
Além disso, os materiais espumosos podem ser em borracha e/ou em gel. Alguns fabricantes podem investir na combinação de alguns materiais também. Visando um assento mais confortável.
É importante ressaltar que embora a forração tenha como intuito amenizar as dores, uma forração espessa e macia raramente significa a ausência de dores na pedalada.
Afinal, por se tratar de um material espumoso, ela tende a ceder muito, apoiando o peso do ciclista não nos ísquios, mas sim em partes mais delicadas de seu desenho.
Porém, há a possibilidade de amenizar pontos de tensão em você. Mas para isso é preciso escolher o melhor modelo de forro de selim de forma individual.
Trilhos
Os trilhos são responsáveis pela união com o canote e pela regulagem do selim. Eles podem ser feitos de diversos materiais, mas normalmente são feitos de aço, titânio ou carbono.
Em algumas ocasiões o trilho pode ser flexível ou montado sobre estruturas que fornecem absorção de impactos, com o objetivo de minimizar possíveis traumas para o ciclista.
Cobertura
É a parte responsável por cobrir os trilhos, a base e o forro do selim de sua bike. Ela pode ser confeccionada em diferentes materiais que podem variar do courvin ao couro.
Uma boa cobertura faz diferença, pois melhora a aderência e conforto que você terá durante todo o percurso que executar utilizando sua bicicleta.
Canote
O canote nada mais é do que a peça em alumínio, ferro ou fibra de carbono em forma de cano, responsável pelo encaixe do selim.
O canote pode ter diferentes alturas e ela poderá ser regulada para uma melhor experiência e um maior conforto em relação à sua estatura em comparação com a altura do guidão, entre outros.
É preciso ter bastante cuidado ao escolher o modelo de selim e a altura do canote, avaliando a compatibilidade dos dois e o conforto oferecido pela combinação. Afinal, ninguém merece pedalar com desconforto né?