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Partes da bicicleta – Rodas

Conheça os elementos que compõem as rodas de uma bicicleta

Quem não aprecia a ideia de ter uma boa bicicleta para seu lazer que ao mesmo tempo, auxilia na manutenção da saúde, certo?

Além disso, a ideia de utilização da bicicleta como meio de transporte também é bastante apreciada. Além de ser um item de fácil manutenção, as bicicletas contribuem para a diminuição de emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

Entretanto, algumas dúvidas podem dificultar o processo de escolha da melhor opção para você e seu momento. E é por isso que hoje vamos sanar algumas dúvidas sobre rodas de bike e o que você precisa saber antes de comprar a sua.

Aros

Afinal, o que são aros?

Pode parecer um nome estranho para quem é novo no mundo das rodas. Porém, de forma simples, os aros de bicicleta nada mais são do que as estruturas metálicas circulares nas quais os pneus são instalados. 

Geralmente, as suas medidas são medidas em polegadas, porém há exceções de aros que podem ser medidos em milímetros.

Qual a importância de saber sobre aros de bicicleta?

Os aros costumam ser utilizados para determinar se uma bicicleta é recomendável para uma determinada idade. Por exemplo: bicicletas com aro 16 são recomendadas para o público infantil por serem menores.

Além disso, os tipos mais populares de material para aros são o aço, o alumínio e a fibra de carbono. No geral, o aço e o alumínio oferecem um melhor custo-benefício enquanto a fibra de carbono é geralmente encontrada em bicicletas topo de linha.

Raios

Conhece a parte da roda da bike que possui aqueles “fios” finos que se encontram no centro dela? Pois é, estes são os raios da roda da sua bike. Mas afinal, para que servem os raios que unem a parte exterior ao meio da roda?

Basicamente, os raios servem para unir a zona central da roda, cubo, à zona perimetral, aro. Sendo assim, além de serem responsáveis pela tração da roda, os raios servem como sustentadores.

Além disso, os raios possuem diferentes tamanhos e podem ser instalados nos aros obedecendo diferentes regras de “cruzamento” entre si. De forma geral, quanto mais cruzado os raios, maior será a força e peso da roda.

Válvulas

Caso você queira investir na compra de uma boa bicicleta, aposte no uso de boas válvulas. Isso porque a válvula tem como função principal a de facilitar na hora de encher o pneu de sua bike com o auxílio de compressores. Adicionamente, boas válvulas evitam vazamento de ar.

Porém, caso deseje aderir ao modelo mais comum de válvula, Schrader, é possível que você tenha que adquirir um objeto para encher o pneu, pois manualmente a tarefa se tornará mais exaustiva.

Além disso, rodas mais finas não são adequadas para o uso desta válvula em específico, pois apresenta risco para o pneu, que pode ser perfurado internamente pela válvula havendo necessidade de troca completa do pneu.

Cubos

Os cubos constituem a parte interior da roda. Ele se conecta com o aro da bicicleta por meio dos raios e sua função principal é auxiliar na sustentação da roda e promover uma rolagem suave das rodas.

O cubo de uma bicicleta, assim como a bicicleta em si, necessita de manutenção. Um cubo de marcha interna aguenta rodar cerca de 5.000 km e deve ser trocado em dois anos, aproximadamente, mas é bom estar atento ao seu funcionamento.

Isso porque, caso alguma parte da bike não esteja funcionando bem, pode gerar um efeito cascata nas outras partes que constituem as rodas da bike.

Como saber quando está na hora de trocar o cubo da bike?

É normal que com o passar do tempo, o cubo traseiro da bike acumule sujeiras em torno de si. Seja por falta de limpeza ou por falta de graxa.

Sendo assim, a hora de trocar o cubo da sua bicicleta é quando você roda o eixo e escuta barulho “arenoso”. Um barulho como o de areia acumulada e endurecida em torno do cubo.

É importante ao notar isso, interromper o uso da bicicleta para que a pista do cubo não seja corroída com o tempo.

Eixos 

Os eixos de uma roda de bicicleta costumam ser de dois tipos, os passantes e os eixos para blocagens convencionais. 

Um eixo passante normalmente passa por um buraco na gancheira ou no garfo da bike, sendo rosqueado do outro. 

Já os com blocagem convencional costumam entrar no quadro ou no garfo por meio de alguns “cortes” na vertical.

Os eixos são confeccionados em diferentes tamanhos e estes variam de acordo com os projetos das bicicletas. Os projetos são as atividades para as quais uma bike é recomendada.

Ou seja, alguns modelos de estrada  usam eixos passantes mais finos enquanto modelos para downhill usam versões mais potentes de eixo. 

Mas como acontece com muitas coisas na indústria do ciclismo, os eixos passantes não são padronizados. Assim o padrão do eixo passante dependerá também do fabricante da sua bicicleta.

Conclusão

É importante ter atenção com os acessórios que constituem as rodas da sua bike para que eles sejam a melhor opção para o modelo de bicicleta que você possui e para qual atividade ele será utilizado.

Sendo assim, analise com calma cada um dos componentes lembrando sempre de que se trata de uma roda. Tenha em mente que para que suas rodas de bike tenham um bom funcionamento tudo deve estar devidamente encaixado.

Ou seja, imagine uma grande roda de engrenagem. Caso algo esteja mal posicionado ou desencaixado, a engrenagem simplesmente não irá girar.

Além disso, busque sempre fazer revisões e limpezas periódicas em sua bike para que o seu funcionamento não seja prejudicado a longo prazo e a sua durabilidade, seja aumentada.

Agora que você conhece as partes que compõem as rodas da bike, você pode investir seu tempo e dinheiro na procura pela sua nova bicicleta ou pelas novas peças para incrementar ainda mais a sua bike já adquirida.

E aí, gostou do artigo sobre partes da bicicleta – rodas?

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