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Partes da bicicleta – Freios

Conheça alguns dos diferentes sistemas de freio disponíveis para a sua bike e saiba quais suas funções e a melhor opção

É fato que um sistema de freios é parte importante para você ter uma bicicleta segura e com todas as funcionalidades em ordem. Mas o quanto você conhece sobre os sistemas de freio que as bicicletas possuem?

Por esse motivo, hoje você ficará por dentro dos diferentes tipos de freios que as bicicletas podem possuir. E não só isso! Você saberá o que são algumas das peças mais comuns que constituem o sistema de freios. Ficou curioso? 

Se você não está familiarizado com as partes que constituem uma bicicleta, podemos ajudar você! Afinal, algumas informações são pouco práticas e dificultam o entendimento.

Disco

O disco é geralmente feito em ferro fundido, acompanhando a rotação da roda. O tipo mais comum é o sistema de pinça flutuante com um pistão, que fica em uma parte fixa que envolve o disco.

Neste mecanismo, em específico, há duas peças que são responsáveis pela fricção com o disco e realização da frenagem. 

Como funcionam os freios a disco?

O freio a disco funciona quando apertamos a manete de freio gerando uma pressão hidráulica, no caso dos freios a disco hidráulico, ou tensão no cabo, nos casos de freios a disco mecânico.

No caso dos freios hidráulicos, a pressão gerada pela manete é passada por todo o sistema hidráulico empurrando o pistão (que fica dentro da pinça de freio), onde as peças também são empurradas provocando o atrito nos discos de freio.

No caso dos freios mecânicos, o funcionamento é semelhante, com exceção do funcionamento das partes móveis próximas ao disco, que ao invés de transformarem a pressão do óleo em movimento das pinças, transforma a tensão do cabo em movimento das pinças. 

Este atrito faz com que a bicicleta seja forçada a parar, convertendo a energia cinética do veículo em calor e som. 

É normal que alguns ciclistas tenham dúvida quanto ao aquecimento do disco causado pelas frenagens. Porém esse aquecimento é normal e o fato do sistema ficar mais exposto ao ar, facilita o seu resfriamento.

Em relação às diferenças do freio a disco mecânico para o hidráulico: As diferenças ocorrem no acionamento. No mecânico é necessário forçar mais para acionar o freio, já no hidráulico o acionamento é mais forte, preciso e macio. 

Porém ambos são bastante eficientes e as bicicletas para amantes de ciclismo em estradas já aderiram a este sistema de freios.

Cantilever

São tipicamente encontrados em bicicletas mais antigas e não são mais populares atualmente. 

Hoje em dia, houve uma grande evolução dos equipamentos no geral. E no caso dos sistemas de freios de bicicletas, não teria como ser diferente. Por esse motivo não se encontram mais bikes saindo de fábrica com este sistema de freio.

Porém, mesmo sabendo que se trata de um sistema de freios antigos, talvez seja interessante para você conhecer um pouco sobre os diferentes funcionamentos dos freios de bike. Afinal, saberá o que mudou entre eles e qual será a melhor escolha.

Como funcionam os freios cantilever?

Freios cantilever são compostos por manetes, cabos, hastes de acionamento e sapatas. As sapatas são presas a duas partes móveis separadas, que ficam uma em cada lado do aro. Para funcionar é necessário o acionamento através do manete, que puxa os cabos presos às hastes de acionamento. Sendo assim, as sapatas são projetadas contra a lateral do aro, que gera atrito e a redução da velocidade. Esse sistema de freios não possui discos.

V-Break

Os freios V-Break são uma versão mais moderna dos freios cantilever. Eles estão presentes em bicicletas simples no mercado e são bastante populares  por conta do custo-benefício oferecido. 

Como funcionam os freios V-Break?

O freio é acionado no guidão, especificamente nos manetes. Ao acionar, os cabos que saem dos manetes realizam a frenagem ao puxar as sapatas realizando a frenagem. Seu funcionamento é como o de uma alavanca.

Ele é um freio muito semelhante ao cantilever, mas é muito mais fácil de acionar devido menos esforço nos manetes. Afinal, eles são mais leves e modernos. Encontrados até mesmo em bikes infantis, esses freios são também compostos por duas partes móveis separadas, uma em cada lado do aro, sendo que a maior diferença para o cantilever é a forma como o cabo de aço é conectado aos sistemas de sapatas

Ferradura

Os freios ferradura são tipicamente utilizados em bicicletas de estradas, as famosas Speeds/Roads. São freios leves e potentes e isso os torna boas opções para quem pretende atingir grandes velocidades nas estradas.

No ciclismo de estrada, mesmo com a inserção do freio a disco, o freio ferradura ainda é muito utilizado tanto por iniciantes como por atletas amadores e profissionais. 

O motivo de muitos ciclistas ainda preferirem este sistema de freios é devido à leveza, eficiência e facilidade de manutenção. Esse sistema de freio possui as sapatas conectadas em uma peça que lembra uma ferradura de cavalo.

Como funcionam os freios ferradura?

Basicamente, o ciclista aciona o freio nos manetes que estão no guidão da bike, esse acionamento ocorre através dos cabos que puxam as sapatas e pressionam nas laterais do aro, reduzindo a velocidade e, assim, freando. 

O modelo possui uma desvantagem em específico em relação à utilização em dias chuvosos onde o freio pode acabar perdendo a aderência com o aro molhado e sujo.

Alguns elementos que constituem alguns sistemas de freio

  • CABOS

Os cabos de aço exercem papel fundamental na manutenção do bom funcionamento de sua bicicleta. Afinal, eles são responsáveis pelo acionamento das marchas e freios da bicicleta.

Tendo isso em mente, você deve estar imaginando que ele é uma parte que deve ter um olhar mais cuidadoso. Você não está errado!

Devido ao seu material e à força que eles são responsáveis por absorver, os cabos devem estar bem conservados para que o funcionamento dos freios e a troca de marchas ocorra bem.

  • CONDUÍTES

Os conduítes são capas que recobrem os cabos de aço da sua bicicleta. Mas esta não é a única função que eles exercem. Os conduítes são fundamentais para o acionamento de freios e câmbios.

Eles são descartáveis, ou seja, não devem ser utilizados por muito tempo. Ao fazer a manutenção periódica da bike, analise o estado do conduíte e efetue a substituição caso necessário.

  • SAPATAS

As sapatas de freio são responsáveis pela recepção de toda a força de atuação do cilindro de roda e auxiliam na transmissão de energia responsável pela frenagem da bicicleta.

  • ALAVANCAS DE FREIO

As alavancas de freio fazem parte do grupo de componentes de alta qualidade. Elas são popularmente utilizadas em bicicletas profissionais para auxiliar na frenagem e na largada.

De forma resumida, elas são ótimas opções para quem deseja investir mais para construir uma bicicleta com um sistema de freio avançado e altamente eficaz.

E aí, gostou do Artigo de Partes da Bicicleta – Freios?

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