Confira 5 dicas básicas para aumentar o tempo de vida de sua bike através de uma boa manutenção.
A manutenção de uma bicicleta é uma das principais preocupações de quem possui uma bike ou deseja adquirir uma. Isso porque, uma bicicleta é um investimento e como todo investimento ela exige cuidados especiais.
E é sobre esses cuidados que você irá ler hoje. Não se preocupe, a manutenção da bicicleta será explicada através de 6 dicas básicas e acessíveis para todos! Assim, através das dicas, o desempenho da sua bike será aprimorado.
Mas antes, vamos esclarecer o porquê é importante manter a manutenção da bicicleta em dia com o intuito de minimizar riscos de imprevistos e evitar a perda do seu bom funcionamento. Vamos lá?
Por que é importante manter a manutenção da bike em dia?
Assim como qualquer objeto que se adquire com o intuito de utilizar no dia-a-dia ou com bastante frequência, a bicicleta exige cuidados especiais para que o bom funcionamento não seja afetado.
Como um carro que deve ser levado de tempos em tempos ao mecânico, a manutenção da bicicleta é fator importante em sua conservação. Afinal, a bicicleta é constituída por um conjunto de funções internas que auxiliam em seu desempenho.
Por vezes, costuma-se olhar apenas o exterior de uma bike, quando na verdade as suas funções internas merecem tanta atenção quanto à pintura e manutenção externa.
5 dicas para garantir uma boa manutenção na sua bike
I. Mantenha sua bicicleta sempre limpa
Como ciclista, uma das principais atividades de manutenção da bicicleta que é possível fazer em casa é a limpeza dela. Afinal, assim como uma moto ou carro é lavado casualmente, a bicicleta também deve ser limpa.
Isso porque uma bicicleta limpa é uma bicicleta bem conservada. Ou seja, caso queira aumentar a vida útil de sua bike, invista em uma boa limpeza periodicamente.
II. Mantenha uma boa lubrificação
Para uma boa manutenção da bicicleta é necessário redobrar a atenção em relação à lubrificação da corrente de sua bike. Afinal, uma corrente bem lubrificada irá garantir uma melhor performance da bicicleta.
Se uma boa lubrificação é garantia de um bom desempenho, a falta de lubrificação causa grandes danos ao desempenho de sua bike, que podem resultar na perda da corrente.
A falta de lubrificação pode acarretar na falha de funcionamento dos pinos de sua bicicleta e, consequentemente, na quebra da corrente. Além de ocorrer a possibilidade de desgaste das engrenagens e passagem das marchas.
Sabendo disso, você reconhece a importância de manter a corrente sempre lubrificada com uma boa cera específica para isso. Lembrando que o uso de graxa não é o mais recomendado para uma boa lubrificação.
Vale ressaltar também que mesmo a lubrificação sendo parte importante da manutenção da bicicleta, é importante utilizar uma quantidade correta de cera e redobrar a atenção quanto aos ligamentos em que a aplicação será feita.
III. Mantenha sempre os freios e os câmbios bem regulados
Após a invenção dos câmbios indexados, pedalar com a marcha da bike desregulada se torna complicado. Isso porque nos sentimos inseguros com a possibilidade iminente da marcha trocar repentinamente no percurso.
Mas não só os câmbios precisam ser devidamente regulados, os freios também necessitam de uma atenção especial, afinal freios mal regulados podem causar um acidente.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para a regulagem certa dos freios e câmbios da sua bicicleta. Confira a seguir:
Regulagem de freios a disco hidráulicos
Os freios hidráulicos funcionam a óleo.
Sendo assim, o acionamento do freio se dá por um pequeno reservatório que fica acoplado ao manete e injeta o óleo específico de freio para bikes na pinça.
Apesar de bastante seguro, o freio hidráulico precisa de uma boa regulagem.
Para regular o freio hidráulico você precisará prestar atenção nos seguintes componentes: a pinça, o alcance e o ponto de contato.
- Pinça: Para evitar que seu freio fique pegando, é necessário ajustar corretamente a posição da pinça em relação ao disco.
- Alcance: Alguns modelos de freio a disco hidráulico possuem regulagem de alcance, deixando o manete mais longe ou mais próximo do guidão.
Esta é apenas uma regulagem de posição. Você pode ajustar para que a ativação do freio fique o mais confortável e precisa para você.
Ponto de contato: Essa regulagem consegue modificar o ponto de contato das pastilhas no disco. Assim, você terá de apertar o manete antes das pastilhas tocarem o disco, de acordo com sua preferência.
Regulagens de freios a disco mecânicos
Sendo assim, a parte que você deve focar para manutenção da bike com freios a disco mecânico é ajustar bem as pastilhas ao disco.
Regulagem de câmbio
Se as marchas da sua bike não estão entrando com facilidade, demorando para subir ou descer — ou ainda é preciso de uma “ajuda” com o trocador, então é sinal que está na hora de ajustar o câmbio da bicicleta.
Nem sempre é necessário levar a sua bike no mecânico para efetuar a regulagem do câmbio. Na verdade, para efetuar a regulagem você vai precisar de: chave phillips, chave allen 5 mm e uma chave de boca 9 mm.
Possuindo estas ferramentas, analise se algum dos problemas a seguir é o causador da marcha mal regulada:
Caso você precise trocar a marcha e ela não subir: a causa geralmente é o cabo com uma tensão frouxa. Neste caso, busque o regulador do cabo, que pode ser encontrado na marcha traseira ou na parte dianteira da bike.
Se você tentar descer a marcha, mas ela não descer: a causa geralmente pode ser o cabo excessivamente tensionado. Solte o cabo no regulador até a marcha descer.
IV. Tenha atenção à altura do selim
O tamanho da altura do selim faz toda a diferença em relação à boa manutenção da bicicleta. Isso porque, um selim mal posicionado, seja mais alto que o necessário ou mais baixo, pode causar problemas.
Quando o selim está mais baixo que o recomendado, o joelho acaba tendo a movimentação limitada das articulações. Como consequência podemos ter uma sobrecarga dos músculos.
Agora, se o selim estiver muito alto, as suas pernas ficarão muito esticadas, o que pode prejudicar o quadril durante as suas pedaladas. Isso pode causar lesões graves a longo prazo.
Para saber a altura correta do selim, você pode seguir o passo a passo a seguir:
- Tire os calçados e se posicione contra uma parede, verificando se os calcanhares e as costas estão bem colocados contra a parede;
- Peça a ajuda de outra pessoa para que coloque um livro entre as pernas exercendo uma pressão mínima no períneo. Meça a distância entre a parede superior até o livro e o chão;
- Após calcular a distância, multiplique por 0,85 e você terá a altura recomendada do selim.
V. A altura do guidão deve estar bem regulada
O guidão costuma ser fabricado em tamanhos que variam de 38 a 42 cm de largura. Tendo isso em mente, saiba que o ideal é que ele corresponda a mais ou menos a largura dos ombros do ciclista.
Na verdade, o guidão também pode ser um pouco mais largo para que se possa respirar melhor e ter mais conforto durante as pedaladas.
A regulagem do guidão está diretamente relacionada à altura do selim, então é importante que você já tenha encontrado esta medida.
Para medir a diferença existente entre a altura do selim e o guidão, podemos usar um metro e um cordão com nível.
Basta apoiar o metro sobre a base da mesa do guidão e esticar o cordão desde a base do selim até o metro; onde passar o cordão com nível é a diferença da altura do selim e guidão.