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Dicas de conservação – Lubrificação

Confira algumas dicas de produtos e como fazer a lubrificação correta.

Uma boa lubrificação da sua bicicleta é importante para manter o seu bom funcionamento e uma maior durabilidade das peças e da própria bike em si. Afinal, a lubrificação é um dos cuidados básicos para quem deseja ter uma bicicleta.

Sabendo disso, hoje você irá saber como manter a sua bicicleta sempre lubrificada, além de ficar por dentro de alguns produtos recomendados para o uso no processo de lubrificação da bike.

Mas antes disso, você sabe o porquê o processo de lubrificação da sua bicicleta é tão importante e em que ele auxilia no funcionamento da bike? Não? A seguir você pode ficar por dentro das dicas de conservação e a importância de lubrificar a bicicleta e mais.

Por que é importante lubrificar a bicicleta?

De forma breve, a importância de lubrificar a bicicleta está no aumento da durabilidade da bike e na melhora do funcionamento geral da bicicleta melhorando a transmissão de controle entre as diferentes partes que compõem uma bicicleta.

Em especial, no caso das bicicletas, quando uma parte não está bem lubrificada acaba por gerar uma reação negativa em cadeia. 

Isso ocorre pois os pinos da corrente que giram dentro das placas laterais também ficam em contato constante com a coroa e as engrenagens do cassete. Ou seja, caso uma peça dessas não esteja bem lubrificada, o funcionamento é prejudicado.

Quando uma parte não está bem lubrificada acaba por gerar uma reação negativa EM CADEIA

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Aumentando a lubrificação, aumenta a durabilidade

Quando uma bicicleta está devidamente lubrificada, o seu tempo de vida aumenta consideravelmente. Isso porque, sem lubrificação, o atrito dos pinos com os dentes das engrenagens, e outros, faz com que se desgastam.

Para piorar, quanto mais alongada a corrente, mais ela irá desgastar essas engrenagens, que são componentes mais caros.

Por isso, ao observar que uma corrente está em um ponto de alongamento, é recomendável trocá-la.

O aumento da lubrificação, melhora o funcionamento geral

Ao aumentar a lubrificação da sua bicicleta, você poderá otimizar e aumentar o tempo que sua bike poderá percorrer sem problemas futuros. 

Isso porque, ao estar mal lubrificada, uma corrente de bicicleta pode diminuir a energia de suas pedaladas. Isso pode não ser tão visível no seu dia-a-dia mas ocorre.

Uma bicicleta mal lubrificada terá sua qualidade diminuída de forma bastante expressiva.

Como manter a bicicleta sempre lubrificada

O ponto que deve se ter em mente é: existe uma quantidade de quilômetros percorridos até que se torne necessário lubrificar a bicicleta? E a resposta é, sim. Existe um consenso de quilometragem antes de ser necessário lubrificação.

Porém, há exceções. Dependendo do percurso ou da qualidade do ar em determinado dia, talvez seja necessário lubrificar a corrente de sua bike antes do previsto.

Mas antes disso, você sabe quantos quilômetros geralmente são percorridos antes de ser necessário fazer uma nova lubrificação? A maior parte dos lubrificantes fala de 100 a 150 km até que seja necessária nova lubrificação.

Porém, em alguns casos, a corrente pode necessitar de uma nova lubrificação após 50 km rodados. E isso pode ocorrer por acúmulo de poeira ou sujeira, que dificultam a corrente de operar de forma correta e funcional.

Como lubrificar bicicleta

Sabendo de alguns detalhes importantes, agora você saberá como manter a sua bicicleta sempre lubrificada sem necessitar de uma visita a uma oficina de bicicletas propriamente dita.

A seguir, um passo a passo relativamente simples para a aplicação do lubrificante. Vale ressaltar que alguns passos, como a limpeza, são mais intuitivos do que técnicos. Efetue o processo com cuidado para melhores resultados.

Limpe a corrente

Antes de aplicar qualquer coisa em sua bicicleta, é preciso ressaltar que uma limpeza inicial, mesmo que básica, é primordial para que a aplicação do lubrificante ocorra da melhor forma.

Análise o estado da corrente. Caso ela esteja bastante suja, utilize um removedor de graxa para facilitar a limpeza. Caso tenha efetuado uma limpeza recentemente, um pano úmido poderá ajudar na limpeza.

Tenha em mente que os movimentos devem ser feitos com cuidado. Caso necessário, utilize uma escova de dentes velha para remover alguns resíduos localizados em áreas mais difíceis de acessar.

Caso o lubrificante anteriormente utilizado tenha sido um lubrificante de cera, é necessário remover completamente o resíduo de óleo da corrente para que a mesma esteja 100% descontaminada, pronta para nova aplicação.

Aplique o lubrificante

A corrente deve estar completamente seca antes de aplicar. Foque em aplicar nos roletes ou links da corrente. 

Vale ressaltar que alguns lubrificantes recomendam que o lubrificante seja utilizado em gotas, que devem ser colocadas em cima de cada um dos links. 

Porém, ao contrário do lubrificante anterior, os lubrificantes de cera devem ser aplicados como uma “pomada”. Eles devem ser aplicados com o intuito de formar um filme entre os links, para que ocorra uma boa lubrificação.

Como uma regra geral, aplique em gotas o lubrificante. Assim não será necessário lubrificar as partes internas e externas da corrente.

Cuidados na hora de lubrificar

Evite a utilização de lubrificantes em spray caso não saiba como utilizá-los. Eles exigem maior cuidado em relação ao seu uso, podem contaminar o disco de freio se mal manuseados.

Além disso, é preciso de ater ao modo de manuseio e distribuição do lubrificante pela corrente. Um ponto de extrema importância é não lubrificar a corrente enquanto a gira.

Isso porque, ao girar você tem um controle limitado de quais elos estão sendo devidamente lubrificados e quais estão sendo “deixados de lado” no quesito lubrificação.

Gire a corrente somente após a aplicação

Após aplicar o lubrificante sem girar a corrente enquanto a lubrifica, você pode girar a corrente por alguns segundos ou minutos.

Isso tem o intuito de auxiliar na distribuição do lubrificante de forma uniforme e completa entre as peças que constituem a corrente. Além disso, girar a corrente após a aplicação, fará com que respingos sejam evitados.

Limpe o excesso de lubrificante 

O excesso de lubrificante deve ser limpo logo após a aplicação utilizando um pano limpo. Isso porque, o excesso não é bom pois atrai sujeiras, o que faz com que o processo de lubrificação seja prejudicado.

E aí, gostou das dicas de conservação?

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