Quer praticidade na limpeza da sua bike? Confira 4 dicas para limpeza da sua bike de forma simples e eficiente!
Fato é que parte da manutenção de uma bicicleta é uma boa limpeza. Afinal, a limpeza da sua bike fará toda diferença em relação a durabilidade da mesma e a conservação de suas funções em plena ordem.
Mas também é fato que ainda hoje, muitas pessoas não reconhecem a importância que a limpeza da bike exerce em seu tempo de vida ou não sabem como efetuar corretamente a limpeza da sua bike.
Por esse motivo, trazemos hoje, 4 dicas para limpeza da sua bike para que você consiga efetuar a correta manutenção da mesma com praticidade e economia. Lembrando que, economia é sobre investir em produtos de qualidade.
A limpeza da sua bike fará toda diferença em relação a durabilidade e conservação de suas funções
BIKES AND GOODS – WRITERS
A importância de uma boa limpeza na bike
É notório que o próprio ar exerce uma função nociva para produtos que podem oxidar. Ou seja, produtos que podem enferrujar devem ser bem limpos e conservados ao abrigo de agentes naturais como o próprio oxigênio.
Tendo isso em mente, uma boa limpeza da sua bike fará com que o seu material se mantenha bem conservado por um longo tempo.
Além disso, uma boa limpeza da sua bike irá contribuir para um visual mais bonito e atrativo aos olhos. Afinal, ao limpar sua bicicleta, possíveis sujeiras do dia a dia podem ser eliminadas e alguns arranhões podem ser minimizados.
Vale ressaltar, que o mais recomendado é levar sua bike periodicamente para um local específico para que a limpeza e manutenção sejam devidamente realizadas.
Passo a passo
Porém, como sabemos que tempo é dinheiro, trouxemos 4 dicas para a limpeza da sua bike. Preparados? Tomem nota das dicas para minimizar o risco da comodidade se transformar em prejuízo.
Antes de tudo, separe alguns produtos!
Sabemos que alguns optam por economizar na escolha de itens e acabam por adquirir alguns que não são próprios para bicicletas. Dessa forma, não iremos explicitar aqui produtos específicos para bikes.
Ao contrário disso, fique de olho em produtos como sabonetes ou detergentes neutros. Esses produtos não possuem reagentes e/ou produtos tóxicos que podem ser nocivos para sua bike.
Sabendo disso, confira alguns dos itens que são fundamentais para uma boa limpeza:
- 1 balde, mangueira, ou qualquer objeto que consiga transportar água.
- 2 panos de microfibra (panos macios com material que não agarre);
- 1 esponja macia (para evitar arranhões);
- Luvas de borracha (é recomendável para evitar o contato direto com os produtos)
- 1 escova macia;
- 1 escova de dentes velha (alternativa econômica para conseguir limpar a corrente e espaços menos acessíveis para uma escova maior);
- Sabão em pó ou detergente neutro;
- Removedor de graxa para bicicletas;
Escolha um bom local
Afinal, para limpar é preciso sujar. Sabendo disso, escolha um local espaçoso e que não dificulte a sua locomoção assim como a de sua bike.
Caso esteja em um dia de muito sol em que ele esteja refletindo direto em sua bike, opte por um local mais fechado e arejado como um quintal mais coberto, a lavanderia ou a garagem.
O importante é que seja um local espaçoso de fato e que possibilite a você organizar bem os itens que irá usar durante a limpeza da sua bike.
Lavando a bike
Vamos ao que realmente interessa e o que o trouxe aqui, não é mesmo? Bem, no geral a limpeza da bike é algo mais intuitivo do que realmente um passo a passo a ser seguido.
Entretanto, é fato que estabelecer alguns passos para a limpeza da sua bike pode facilitar o seu trabalho e tornar a experiência mais correta. Afinal, existem alguns cuidados a serem tomados.
Alguns cuidados para serem tomados é: evitar o uso de produtos abrasivos e o direcionamento de jatos muito fortes de água para não danificar peças mais sensíveis da bike.
Sabendo disso, vamos para um tutorial bastante simples para que a limpeza da sua bike seja efetuada de forma correta e eficiente:
- Comece molhando a sua bike. Utilize um balde, uma mangueira ou outro recipiente para direcionar a água em pontos com maior acúmulo de sujeira. Lembre-se de utilizar jatos fracos ou de força mediana.
- Com a espuma macia, coloque um pouco do detergente, sabão neutro ou produto próprio para limpeza de bicicletas de sua escolha. Comece limpando a suspensão e o quadro da bicicleta de forma suave.
- Lembre-se sempre de controlar a força e a intensidade dos movimentos. A sujeira vai sair com a leveza dos movimentos, não com a força. A força pode causar arranhões na sua bike.
- Utilize o removedor de graxa na relação de marchas. Espalhe um pouco o produto com o auxílio da escova de dentes e deixe o produto agir por um tempo.
- Lave a escova de dentes velhas e enquanto está um pouco molhada, vá escovando por entre as marchas para ir retirando a sujeira acumulada. Sujeira que já foi amolecida pelo removedor.
- Molhe mais um pouco a bike no geral, mas focando agora nos pneus e nas rodas para que a sujeira mais bruta vá saindo. Esfregue com cuidado em movimentos circulares com a escova.
- Em seguida, volte a utilizar a escova de dentes para limpeza dos aros e de lugares mais estreitos onde a outra escova não consegue alcançar.
- Utilize um dos panos de microfibra para auxiliar na limpeza e acabamento de algumas partes da bike.
- O outro pano de microfibra será utilizado para secar a sua bike, concluindo assim a limpeza.
Conclua utilizando um bom lubrificante
Afinal, acabou de ser feita a limpeza da sua bike. Com o removedor de graxa e a limpeza intensa, algo foi retirado das engrenagens e isso poderá ser notado durante o uso posterior da bicicleta no dia a dia.
Sabendo disso, conclua a etapa da limpeza passando lubrificante na corrente da sua bike, nas molas, engates e nos cabos que estiverem expostos.
Isso porque não basta a sua bike estar devidamente limpa. O lubrificante é necessário para o pedal ficar suave e a corrente deslizar com mais facilidade.