Quer saber como ter qualidade de vida sustentável? Veja algumas dicas aqui.
Como ter qualidade de vida sustentável em um dia a dia tão corrido? Onde a grande maioria de nós não tem tempo para se exercitar ou descansar devidamente durante a semana (e, às vezes, até durante os finais de semana).
Não é uma resposta fácil e quem trabalha com uma rotina atarefada sabe o quanto é difícil conciliar todos os lados da vida. Trabalho, família, estudos, afazeres domésticos e assim por diante.
Entretanto, uma pequena troca e a prática de alguns hábitos poderão transformar a sua vida de uma maneira que você nunca imaginou. E é exatamente isso que irá aprender aqui.
Mindfulness e o ciclismo
Nós falamos anteriormente sobre a técnica de meditação chamada mindfulness. Essa técnica de meditação somada ao ciclismo é uma ótima maneira de se trabalhar as características da sua vida na busca de uma qualidade de vida melhorada.
Mindfulness, de uma forma bem simples de ser explicada, é uma técnica onde você irá dedicar o seu pensamento a exatamente aquilo que você está fazendo. Ou seja, NADA de fazer atividades no automático, com a cabeça na lua.
Andar de bike pode ser um momento de lazer e de tranquilidade propício para exercitar algumas técnicas de meditação.
MINHA MAGRELA – WRITERS
E o que isso tem a ver com andar de bicicleta? Andar de bike pode ser um momento de lazer e de tranquilidade e é perfeitamente possível aproveitar esse momento para exercitar algumas técnicas de meditação.
E como fazer isso? Durante todo o trajeto preste atenção nos seus movimentos, no vento batendo no seu corpo, nas sensações da sua pele e em tudo o que você está vendo, ouvindo e sentindo.
Desconecte o seu pensamento do trabalho, da tarefa que você precisa entregar, do evento que precisa comparecer. Pense apenas no seu momento presente. Parece fácil não?! Mas não é! É preciso ter muita prática.
Meditar ao andar de bicicleta não quer dizer parar de prestar atenção naquilo que se está fazendo. Ao contrário, o processo de meditação da mente plena irá conectá-lo à sua pedalada de forma profunda e presente.
Com o passar do tempo você irá se aprimorando e perceberá mudanças positivas.
Vamos produzir uma série de posts que irão descrever passo a passo como promover essa mudança, mas já adiantamos aqui algumas dicas bem importantes.
Vá de bicicleta ao trabalho
Normalmente as pessoas pensam no uso do carro para economizar tempo, não é mesmo? Mas, de acordo com uma pesquisa, os brasileiros gastam aproximadamente 2 horas no trânsito todos os dias.
Ou seja, você acha que você está economizando tempo, mas, parando para pensar, talvez não seja bem assim. Trocar o carro pela bicicleta irá te promover muitos benefícios, incluindo:
- A depender do nível de trânsito, você pode economizar mais tempo
- Prática mais saudável
- Muito mais barato, já que não haverá gasto com combustível
- Menos estressante
- Ótima oportunidade para treinar a prática de mindfulness.
Use a bicicleta para atividades rotineiras
Falamos no post “Qualidade de Vida Sustentável – Para quem” que 40% da população brasileira é considerada indevidamente ativa. Ou seja, não pratica a quantidade recomendada de exercícios na semana.
Considerando esse número, por que não começar a ir aos lugares de bicicleta? É uma forma de você investir na sua saúde física, mental e emocional.
Além disso, você também estará colaborando com o meio ambiente. O Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo levantou alguns dados interessantes a respeito:
Os carros são os grandes responsáveis pelo efeito estufa. Aproximadamente 73% das emissões são provenientes dos automóveis. Em contrapartida, tal meio de transporte realiza o translado de apenas 30% da população.
Ou seja, é uma consequência muito grande para algo que atende pequena parte da população.
Conheça as bicicletas dobráveis
Sabemos que nem sempre as bicicletas são confortáveis quando há a necessidade de usar outro tipo de transporte ou até mesmo no momento de guardá-las.
Mas para facilitar a sua vida, há o modelo de bicicleta dobrável. É possível reduzir o tamanho, tornando o transporte muito mais fácil.