Conheça alguns dos benefícios que andar de bicicleta oferece à sua saúde!
Atualmente, sabemos que o que falta para que uma atitude de iniciar uma vida saudável tome forma, é um impulso. Isso porque o ser humano geralmente se atém ao custo-benefício ao escolher uma atividade nova ou até mesmo um hobbie.
Ou seja, antes de iniciar na academia, por exemplo, as pessoas tendem a analisar se o custo da mensalidade irá refletir em um benefício a curto, médio ou até mesmo longo prazo.
Por esse motivo, hoje você saberá quais são os principais benefícios do ciclismo urbano, que oferecem à sua saúde física e mental também. Sem dúvidas, após conferir alguns dos benefícios a seguir, você não vai querer ficar de fora!
Conhecendo os benefícios do ciclismo urbano
Assim como qualquer exercício físico, andar de bike leva a um bom condicionamento físico, mas é preciso ter foco em seus objetivos. Sendo assim, os benefícios que serão expostos a seguir serão alcançados caso a prática de andar de bike seja feita com disciplina.
Sendo assim, estabeleça uma boa rotina para pedalar. Tendo atenção ao percurso, ao tempo de intervalo entre as pedaladas, ao ritmo. E lembre-se: caso seja novo em andar de bike, comece aos poucos respeitando seu ritmo e seus limites.
Emagrecimento
Por ser uma prática física como outras, andar de bike se torna uma ótima opção para quem deseja emagrecer de forma rápida e saudável.
Isso ocorre pois ao pedalar, o metabolismo se mantém acelerado o que auxilia o corpo no processo de queima de gordura. Além disso, ao analisar a longo prazo, o indivíduo pode notar menor acúmulo de gordura no organismo.
Assim como qualquer exercício físico, andar de bike leva a um bom condicionamento físico, mas é preciso ter foco em seus objetivos.
BIKES AND GOODS – WRITERS
Aumento da resistência muscular
Andar de bike exige força de seus músculos, não só em relação aos músculos das pernas, como também o auxílio dos músculos dos braços.
Dessa forma, ao andar de bike você auxilia o seu corpo no exercício completo dos músculos de todo o corpo. Isso possibilita que, com a prática frequente, seus músculos se tornem mais resistentes à médio-longo prazo.
Suas articulações são menos impactadas
Ao compararmos o ciclismo com outras práticas esportivas, ele se mostra uma ótima alternativa para quem busca uma opção que impacte menos as articulações.
E a redução de impacto nas articulações se dá pelo fato de que ao andar de bike, a bicicleta absorve o maior impacto conservando o corpo de quem está pedalando e reduzindo impactos mais bruscos que podem surgir no caminho.
Reduz o nível de colesterol e auxilia no controle da glicemia
Quer um exemplo de benefício mais claro e evidente do impacto positivo que andar de bike causa na saúde do ciclista? O benefício estará no seu exame de sangue.
Como observado anteriormente, o ciclismo acelera significativamente o metabolismo de quem está pedalando, o que faz com que o corpo trabalhe mais em menos tempo.
Dessa forma, o colesterol ruim (LDL) é rapidamente queimado enquanto se pedala. E em relação à glicemia, andar de bike também se mostra eficiente.
Ao andar de bike, nota-se o equilíbrio do nível de açúcar no sangue se tornando uma ótima opção para todos, mas em especial para os diabéticos que desejam controlar o nível de açúcar no sangue de forma prática.
Controla a pressão arterial
Através de algumas pedaladas constantes, não apenas a musculatura é afetada positivamente, como também as artérias e veias que contraem e relaxam mais rapidamente ao andar de bike.
Isso possibilita a diminuição da pressão arterial e uma sensação maior de bem-estar geral, afinal o bombeamento de sangue se tornará mais fluido, exigindo menor esforço cardíaco para distribuição sanguínea.
Melhora a respiração
Devido ao esforço que andar de bike cobra do ciclista, o fôlego também apresenta melhora evidente tornando uma caminhada menos cansativa para quem pratica pedaladas diárias do que para quem nunca pedalou.
Mas como a melhora da respiração ocorre? Assim como nossos membros externos podem ser treinados, os nossos órgãos internos também podem ser exercitados.
Sendo assim, através de algumas pedaladas, é possível exercitar o seu pulmão. Afinal, andar de bike exige uma respiração mais acelerada e constante para melhora da oxigenação.
Beneficia o funcionamento do intestino
Ao aumentar o metabolismo andando de bicicleta, a velocidade que a digestão acontece também é aprimorada.
Dessa forma, é possível que após práticas regulares e constantes a sua saúde intestinal apresenta uma boa melhora através de uma absorção mais rápida de nutrientes e uma eliminação de toxinas do corpo.
O período em que se pedala é fator importante a ser levado em conta ao andar de bike. É cientificamente comprovado que o corpo elimina mais toxinas no calor do que no frio, por exemplo.
Isso porque tendemos a nos esforçar mais em tempos mais quentes, o que ativa mais o metabolismo.
Mas, apesar de ser comprovado que se exercitar em tempos mais quentes acelera ainda mais o metabolismo, vale ressaltar que é importante manter uma boa hidratação para manter o corpo em seu pleno funcionamento.
Muito além da saúde física
Andar de bike não só possibilita um bom condicionamento físico, como também um bom funcionamento mental. Isso ocorre através da produção de endorfina que advém de algumas pedaladas.
Mas o que é endorfina e em que ela ajuda? Basicamente, a endorfina é um hormônio natural produzido pelo próprio cérebro que é responsável pela sensação de bem-estar.
Sendo assim, ao andar de bike você estará beneficiando além do seu corpo, sua mente através da produção de endorfina fazendo com que suas sensações de estresse, ansiedade e tristeza sejam diminuídas.
Além disso, através de algumas pedaladas é possível a observação de uma melhora na qualidade do sono. Afinal, pedalar promove uma sensação de bem-estar e relaxamento para os músculos e para a mente.
Vale ressaltar, que para que seja possível observar esses benefícios, uma alimentação mais saudável e um horário regular para andar de bike farão toda a diferença.
Respeite seus limites buscando aderir à prática gradativamente e de forma saudável. Lembre-se de manter uma boa alimentação e hidratação.