Quem diz que um iniciante não vai ao trabalho de bike?

Nathalia Barboza/ junho 4, 2017/ Mobilidade/ 0 comments

O jornal The New York Times publicou recentemente um artigo interessantíssimo, que acho que pode ajudar muita gente iniciante que ainda está indecisa ou tem medo de trocar o carro pela bike para ir ao trabalho, ou como eles chamam por lá, ser um “bike commuter“.

Se quiser ler o texto em inglês, vá por aqui.

Para facilitar, fiz um apanhadão do que eles dizem por lá. Veja só:

 

Um Guia do Iniciante para Bicicleta para Trabalhar

Tornar-se um ciclista pode parecer assustador, mas os benefícios podem valer a pena: exercitar-se regularmente, economizar dinheiro, diminuir a sua pegada de carbono, absolver-se da culpa sobre o donut da hora do lanche.

Ciclistas parecem ser um pouco mais felizes do que passageiros de carro. Pelo menos foi o que um estudo recente descobriu: os viajantes de duas rodas eram mais felizes do que seus colegas de moto e de carro.

Benefícios de lado, o segredo é o controle que os ciclistas têm sobre suas ações. “Se você está esperando um ônibus ou está preso no trânsito, você não tem esse mesmo nível de controle”, disse o Dr. Oliver Smith, o autor do estudo, que foi publicado no The Journal of Transport and Health. “Para muitos ciclistas, é uma das poucas vezes do dia de trabalho que se tem controle sobre o que se está fazendo”, completa.

Aqui está o que um passageiro de bicicleta iniciante deve saber, de como evitar o transpiração através do paletó para encontrar uma bicicleta boa e acessível.

Esteja a salvo

Evitar as calçadas:  em muitos lugares, andar de bicicleta em calçadas coloca em risco os pedestres que podem não te ver ou ouvir, e o coloca bem fora do campo de visão dos motoristas.

Mantenha-se na faixa certa: A maioria dos locais permite que os ciclistas viajem no meio de uma faixa regular do carro se o acostamento de uma estrada é estreito ou está cheio de cascalho, buracos ou é perigoso. Se um motorista não pode passar com segurança enquanto deixa um metro de espaço, é mais seguro andar no centro da pista e fazer o tráfego esperar atrás de você.

Sinalize com as mãos: os ciclistas têm sua própria linguagem de sinais de mão que indicam quando estão diminuindo a velocidade, ou a que direção eles planejam girar. Estude até que você possa permitir que os motoristas e outros ciclistas ao seu redor saibam o que você vai fazer antes de fazê-lo.

Cuidado com os carros estacionados: se houver uma fileira de carros à sua direita, deixe pelo menos um metro de meio de espaço entre você e as portas, apenas no caso de um motorista abrir uma porta sem perceber um ciclista se aproximando.

Evite usar fones de ouvido: Você precisa de todos os seus sentidos ao andar de bicicleta. Se você gosta de ouvir música, considere um pequeno aparelho estéreo portátil. Os fones de ouvido bloqueiam muito o ruído do tráfego ao seu redor.

Conecte-se com outros ciclistas: eles são seus melhores aliados na busca de rotas seguras. Os “pilotos” regulares conhecem os contornos da cidade, os estrangulamentos de pista e os pontos perto de uma escola, por exemplo.

Finalmente, preste atenção quando estiver em cima da bike. Se você vê muitos motociclistas em uma via, isso provavelmente significa que é um bom lugar para andar. Além disso, se uma rua tem muitos ciclistas, isso geralmente significa que os motoristas estão sintonizados com eles.

Chegar calma, legal e inteiro

O medo de chegar uma reunião às 9 da manhã todo molhado é real, especialmente durante fora da época de chuvas de verão. Há uma maneira simples de evitar isso: você não precisa acelerar.

Outra opção para combater o suor é comprar uma e-bike ou uma bicicleta com um pequeno motor elétrico. “Eu consegui uma e-bike quando estava com 36 semanas de gravidez e prolongou a minha capacidade de andar”, disse Dena Driscoll, ciclista na Filadélfia.

Com uma bateria pequena e recarregável, o motor funciona apenas se você estiver pedalando. “Não faz você preguiçoso. Isso só faz você se sentir mais ambicioso”, disse ela, acrescentando que isso lhe permite pedalar ladeira acima mesmo que sua bicicleta esteja carregada de crianças e mantimentos.

Prepare seu escritório

Quanto menos você tiver que carregar sua bicicleta, mais divertido será. Manter roupas extra (pelo menos um conjunto de sapatos, camisetas, vestidos e uma jaqueta), artigos de higiene pessoal e lanches em uma gaveta da sua mesa no trabalho irá salvá-lo de ter que comprar tudo toda vez.

Rechear com papel de jornal os sapatos usados no trajeto ajuda a secá-los mais rápido.

Prepare-se para abrir mão da bike às vezes

Está chovendo. Está quente demais. Você não está se sentindo bem. Tudo bem, não pedale.

Não há uma regra que diga que os ciclistas precisem se sentir culpados por perder um dia. “Muitas pessoas não percebem que podem dividir seus destinos com diferentes tipos de opções de trânsito”, disse Nesper, acrescentando que os ciclistas geralmente acabam se tornando usuários do transporte público.

E, se essas não são opções, deixe sua bicicleta em casa e pegue um táxi ou uma carona.

Comentários

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*